Eventos

Image placeholder
4º Fds Setembro

FEIRA MEDIEVAL - MURALHAS COM HISTÓRIA

Realiza-se normalmente no 4º fim-de-semana de setembro com o objetivo de dar a conhecer a Aldeia Histórica de Sortelha e dinamizar a sua cultura revivendo as épocas medievais e os reinados que passaram por estas terras. O tema é sempre diferente: a cada ano corresponde um reinado, o que torna este evento numa das melhores Feiras Medievais do País. Visitem Sortelha nesses dias mágicos fazendo parte da História.

Image placeholder
Final de Junho

CEIFA E MALHA - SORTELHA IN CULTURA

A associação etnográfica de Sortelha, tem como atividades a recriação de usos, costumes e tradições… um povo pobre, vivendo da agricultura e pecuária. A ceifa e a malha são exemplos que se recriam há já vários anos: estamos no final de junho, é tempo de ceifar o pão (trigo ou centeio). Ao nascer do sol juntam-se no Largo da aldeia um “rancho” de homens e mulheres trajados a rigor e equipados, com foices. A malha, tarefa árdua de tirar o grão da espiga: homens com mangual batem em sintonia na laje de pedra, as mulheres munidas dos ancinhos e vassouras de giesta viram os molhos, juntam e apanham a palha e o grão…

Image placeholder
Dezembro

ACAMPAMENTO DOS REIS MAGOS

Na época Natalícia, Sortelha dá-lhe mais um presente: o "Acampamento dos Reis Magos". Simboliza a viagem que os Reis Magos fizeram para visitar Jesus, seguindo a Estrela...figurinos vestem-se à época (3 reis Magos, criados, os cuidadores dos animais) Ascende-se a fogueira, confecionam-se as tradicionais filhoses, assam-se os enchidos caseiros, faz-se o pão na pedra para acompanhar com o queijo fresco acabado de fazer ou manteiga de alho e muito, muito mais… Evento organizado pela Junta de Freguesia que convida todos a virem até esta bonita Aldeia Histórica beber um chá ou café feito na panela de ferro.


28 Junho

AH SORTELHA | BEIJO SEM FIM

Inspirados pela Lenda do Beijo Eterno, ao longo de três dias, apresentamos um programa repleto de música, gastronomia, animação de rua, experiências orientadas, visitas guiadas encenadas, entre outras atividades. Com entrada gratuita, a festa ‘Beijo sem Fim’ é uma oportunidade única para descobrir esta Aldeia Histórica, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento. É esta romântica lenda que inspira o primeiro evento do ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’, que regressa neste final do mês de junho às Aldeias Históricas de Portugal.

Anual

ARTESANATO E PRODUTOS LOCAIS

O edifício da antiga Casa da Câmara e Cadeia situado no Largo do Pelourinho, onde o piso inferior tem em comum a muralha é hoje uma loja de artesanato sendo o bracejo o ex-líbris. O bracejo é uma planta que cresce como uma infestante nos campos, é apanhada, seca e trabalhada dando origem a peças de decoração e utilidade doméstica. Para além do bracejo existem neste espaço outros produtos, tais como pão e bolos caseiros, filhoses, mel, doces e compotas confecionados por artesãs credenciadas.

Image placeholder
Épocas Festivas

RECRIAÇÕES BÍBLICAS

Ao longo do ano são dinamizadas pelas Associações locais e Junta de Freguesia algumas recriações bíblicas, nomeadamente na Altura da Páscoa, Santos, Natal e Fim de Ano.

Image placeholder
Anual

EVENTOS DESPORTIVOS

Sortelha, desenvolve ao longo do ano várias atividades desportivas, como sejam caminhadas e o torneio da petanca. A região dispõe de trilhos BTT e percursos pedestres, onde se pode explorar e disfrutar da natureza. A Grande Rota das Aldeias Históricas tem passagem por Sortelha. A nível do concelho, as atividades desportivas chegam ao futebol, futsal, e várias provas de BTT.

Image placeholder
Carnaval - Domingo Gordo

O ENTRUDO

O entrudo ou carnaval é um dia de brincadeira… mascarados, com roupa velha e com a cara tapada, para não serem reconhecidos, os rapazes e homens batem à porta das pessoas, entram, brincam e pregam partidas… quem os recebe, uns acham piada outros nem tanto! As crianças com medo dos entrudos, mal os vêm correm para dentro de casa e escondem-se: “os entrudos são mesmo feios!! Ide embora!” As mulheres e raparigas, antigamente, não se mascaravam, pois era de mau tom as senhoras brincarem como os homens… É costume no domingo gordo, as pessoas cozerem os enchidos e as carnes gordas da matança. Um dos enchidos mais apreciado era o “palaio”, mistura de carne e cartilagem do porco que depois de “curtidas” enchiam o estômago do porco (previamente lavado).

Image placeholder
DEZEMBRO

PRESEPIO NATURAL - O MAIOR

Ainda dentro da região, e durante o mês de dezembro até ao dia de Reis, a cidade do Sabugal, sede de concelho, presenteia-nos com o maior Presépio Natural, onde o Município convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém. A recriação, que ocupa cerca 1.100 m², contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a ‘Natividade’, desde a gruta de Belém onde nasceu Jesus, à chegada dos Reis Magos, entre outros cenários, e é construída numa escala em que os visitantes se sentem parte integrante do mesmo. Vale a pena visitar!

Viver, sentir e experimentar a história no aconchego de um lar.